Oi pessoal,
hoje vou falar um pouco de um tema que eu não havia mencionado antes, para quem
não sabe sou estudante e faço um curso de manutenção automotiva então sempre
que possível irei comentar um pouco sobre carros, componentes, entre outras
coisas. Então para começar aproveitarei que estou estudando sobre o sistema de
freios e falarei um pouco sobre um componente muito importante nesse sistema: o servo freio. Não falarei muito sobre
ele, só alguns detalhes.
O servo freio é muito importante nos veículos,
pois ele aumentar a força que foi aplicada no pedal do freio para que o motorista
não tenha que fazer muito esforço. Sem ele seria muito difícil fazer os
veículos desacelerarem. Ele fica entre o pedal do freio e o cilindro mestre.
Existem muitos tipos, mas o mais comum em veículos de passeio é o servo freio a
vácuo.
Este
componente pode apresentar defeitos, mas que não podem ser reparados já que o sevo
freio é um componente que tem as tampas lacradas, os defeitos mais comuns que
podem deixar o pedal duro são:
- Diafragma rasgado (isso acontece quando o diafragma é contaminado por combustíveis ou pelo fluído de freio)
- Fadiga por desgaste natural
- Mau funcionamento da válvula de controle de força ou da válvula de retenção de vácuo
- Articulação do pedal ou cilindros emperrados
- Canos flexíveis obstruídos
Alguns
componentes do servo freio a vácuo:
Fontes:
Conteúdos vistos em sala de aula
Nenhum comentário:
Postar um comentário