quinta-feira, 18 de junho de 2015

Servo freio


Oi pessoal, hoje vou falar um pouco de um tema que eu não havia mencionado antes, para quem não sabe sou estudante e faço um curso de manutenção automotiva então sempre que possível irei comentar um pouco sobre carros, componentes, entre outras coisas. Então para começar aproveitarei que estou estudando sobre o sistema de freios e falarei um pouco sobre um componente muito importante nesse sistema: o servo freio. Não falarei muito sobre ele, só alguns detalhes.

O servo freio é muito importante nos veículos, pois ele aumentar a força que foi aplicada no pedal do freio para que o motorista não tenha que fazer muito esforço. Sem ele seria muito difícil fazer os veículos desacelerarem. Ele fica entre o pedal do freio e o cilindro mestre. Existem muitos tipos, mas o mais comum em veículos de passeio é o servo freio a vácuo.


Este componente pode apresentar defeitos, mas que não podem ser reparados já que o sevo freio é um componente que tem as tampas lacradas, os defeitos mais comuns que podem deixar o pedal duro são:
  •   Diafragma rasgado (isso acontece quando o diafragma é contaminado por combustíveis ou pelo fluído de freio)
  • Fadiga por desgaste natural
  • Mau funcionamento da válvula de controle de força ou da válvula de retenção de vácuo
  • Articulação do pedal ou cilindros emperrados
  • Canos flexíveis obstruídos

Alguns componentes do servo freio a vácuo:




Fontes:
Conteúdos vistos em sala de aula


Nenhum comentário:

Postar um comentário